A primeira publicação em Rotary surgiu em Janeiro de 1911, com o título “The National Rotarian” tendo sido então considerado o melhor meio para distribuir pelo Mundo Rotário um ensaio escrito por Paul Harris.
Em 1912, durante a Convenção Internacional, foi decidido que o nome passaria para “The Rotarian”.
Em Portugal, a revista “Portugal Rotário” publica-se desde 1984.
O objectivo principal das publicações rotárias é divulgar os objectivos de Rotary bem como os projectos dos Clubes.
Rotary tem demonstrado ao longo dos anos saber adaptar-se às novas tecnologias e presentemente, põe à disposição de todos os Clubes, diariamente, informação que nos permite estar actualizado sobre Rotary e as suas ações pelo mundo.
Apesar de a Internet estar a ganhar cada vez mais espaço como meio de comunicação, o certo é que a palavra escrita em suporte de papel causa ainda um impacto que justifica que sejam publicados milhares de exemplares, mas convém aqui esclarecer que o grande impacto da informação dos Clubes na sua Comunidade é através dos seus programas mensais e a divulgação escrita na imprensa local.
Rotary International continua a manter no seu Calendário o mês da Revista, pois reconhece o interesse da divulgação escrita.
O rol de revistas rotárias, formado pela revista oficial e por mais de 30 revistas regionais em 25 idiomas, espalhados por 130 países, continua a ser o principal veículo de comunicação impressa enviado a todos os sócios dos Rotary Clubs. Aproximadamente, quinhentas mil pessoas assinam a revista The Rotarian, e 730.000 dividem-se entre as revistas regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário